segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Reunião projeta inventário sobre o patrimônio histórico-cultural de Guaíba



A Vitrine Cultural foi palco de importante reunião sobre a política de preservação do patrimônio histórico guaibense, na última terça-feira, 4. Representantes do Executivo Municipal, do Instituto de Preservação Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) debateram sobre tema e firmaram uma parceria que deve aprimorar a gestão do Município nessa área.
Após visitar os principais prédios históricos da cidade, a diretora do IPHAE, Miriam Sartori, elogiou a postura de Guaíba em preservar sua história e ressaltou que levará essa prática como exemplo para outras localidades da região.

Ainda durante o encontro, João Bosco Ayala e Miriam Leão, historiadores que integram a diretoria da AMA, falaram sobre a realidade atual da preservação de nosso patrimônio histórico, os avanços e as melhorias necessárias para a área.
A parceria firmada entre Prefeitura, o IPHAE e a AMA – que pode incluir ainda a participação da UFRGS -, deve gerar um Inventário Histórico-Cultural do Patrimônio Material e Imaterial do Município, o que corresponde ao mapeamento de das áreas urbana e rural de Guaíba.

Também estavam presentes no encontro o Prefeito Henrique Tavares, a secretária de turismo e cultura, Claudia Mara Borges, o diretor de habitação, Reginaldo Lacerda, os coordenadores da AMA, Túlio Carvalho e Ricardo Jardim, além do produtor cultural Henrique de Freitas Lima.

Foto: Cristiane Tolotti / Setuc.